Ter uma horta bonita e saudável requer, entre outros fatores, a presença de luz solar. Mas, quais cuidados devo tomar para ter uma horta e colheita saudáveis? Confira o texto abaixo que nós te explicamos!
Benefícios e malefícios da luz solar para as plantas
As plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo. No entanto, muito Sol pode desidratá-las e danificar suas folhas.
Quando a luz solar atinge uma planta, proteínas especializadas conhecidas como complexos de captação de luz absorvem a energia da luz na forma de fótons, com a ajuda de pigmentos como a clorofila.
No entanto, em condições de muito sol, eles convertem apenas cerca de 30% da luz solar disponível em açúcar, enquanto o restante é liberado como calor. Com o excesso de luz, as plantas criam moléculas prejudiciais chamadas radicais livres que podem danificar proteínas e outras moléculas celulares importantes.
Sinais de falta de Sol
As plantas da sua horta podem sinalizar a carência de luz solar. Uma das formas de identificação está nas folhas, que se tornam muito finas e frágeis. Já os ramos se tornam muito longos e com menor quantidade de folhas.
Se não for possível de nenhuma maneira promover iluminação à sua horta, algumas medidas paliativas podem ajudar, como maneirar na rega, realizar adubações a cada 40 dias e fazer uma boa poda.
Conclusão
Saber como controlar a incidência da luz solar e entender quais as plantas necessitam dela, é muito importante para manter uma boa qualidade dos produtos.
Agora que você já sabe mais sobre a influência da luz solar e seus benefícios e malefícios para ter uma plantação de qualidade, venha para a Plantfort conhecer nossos produtos e serviços e saiba como cuidar ainda melhor da sua plantação!