Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

A agricultura regenerativa, além de contribuir para a saúde do solo, pode tornar mais eficiente o uso da água e conservar a sua qualidade nos sistemas agrícolas. Mas, o que isso representa na conservação da qualidade da água? Confira o texto abaixo que nós te explicamos!

 

A importância da Agricultura Regenerativa

Diante do impacto positivo que as práticas regenerativas possuem, grandes empresas do setor de alimentos têm dedicado metas para a implementação dessas práticas agrícolas em sua cadeia de fornecimento.

Essas inciativas já reportaram benefícios como:

 

  • Proteção do solo e da água;
  • Preservação da biodiversidade;
  • Redução das emissões de carbono;
  • Aumento da resiliência às mudanças climáticas;
  • Maior resiliência à escassez de água;
  • Proteção de bacias hidrográficas através da redução da contaminação da água;
  • Maior retenção de água nos solos e sustentabilidade do abastecimento de produtos agrícolas;
  • Maior resistência à seca.

 

A água e a Agricultura Regenerativa

As práticas usadas na agricultura regenerativa ajudam na construção da saúde do solo do ponto de vista químico, físico e biológico, com uma menor necessidade de uso de fertilizantes e redução das suas perdas, além de uma menor necessidade de água na lavoura, refletindo na conservação da qualidade da água no meio ambiente.

Além disso, solos saudáveis retém mais água, por isso, em sistemas regenerativos o volume utilizado na irrigação tende a ser menor, ou seja, a agricultura regenerativa além de colaborar para a qualidade da água, também leva à conservação desse recurso.

 

Conclusão

            Com isso, concluímos que a disponibilidade e a qualidade da água são importantes para o meio ambiente, a sociedade e a economia. Por isso, o incentivo às práticas regenerativas e a adoção de inteligência climática na produção de alimentos pode ter reflexos não apenas na saúde do solo, mas também na gestão e qualidade de recursos hídricos.

Agora que você já sabe mais sobre a Agricultura Regenerativa e seus benefícios para a qualidade da água, venha para a Plantfort conhecer nossos produtos e serviços e saiba como implementar práticas regenerativas à sua plantação!