Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

O figo é uma frutífera originária da Mesopotâmia, com bom desenvolvimento em clima frio ou mesmo em condições de inverno ameno. Mas, para ser apreciado e cultivado da maneira correta, precisamos saber como produzi-lo. Confira no texto abaixo que nós te explicamos!

 

No Brasil

As regiões sul e sudeste são as maiores produtoras de figo no Brasil, sendo São Paulo o maior produtor de figo de mesa, enquanto a região sul é a maior produtora de figo para indústria.

A área cultivada com figo é de mais de 2 mil hectares, no entanto, o cultivo em estufa, ocupa poucas áreas. O custo da produção aumenta no cultivo protegido, sendo possível colher um número superior em estufas do que os colhidos em campo aberto.

O cultivo do figo está sendo estudado em ambiente protegido como tecnologia para ampliar o período de colheita, elevar a produtividade e minimizar perdas de frutos. Além disso, o cultivo de frutíferas em estufa é uma iniciativa recente no Brasil, no entanto, em outros países é uma prática frequente, principalmente devido ao clima.

 

Produção de figo em estufas

Os cuidados e tratos culturais exigidos são os mesmos do cultivo a campo aberto, por meio da poda, adubação e cuidados fitossanitários. No entanto, deve-se ter cuidado com o manejo da irrigação, sendo necessário a utilização de um bom sistema de irrigação para garantir o fornecimento ideal de água para as plantas.

 

Benefícios da plantação do figo para a saúde

Os benefícios do figo não só incluem fornecimento de potássio, fibras, como também uma quantidade significativa do mineral manganês. O percentual calórico é uma das principais informações convenientes, principalmente para os adeptos de dietas.

             Os figos frescos são fontes de poli-fenólico de flavonoides e antioxidantes. O fruto ainda pode ser reconhecido como fonte de vitaminas de complexo B, contribuindo com o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

            Veja alguns, dos principais benefícios do figo para a sua saúde:

  • Reduz a pressão arterial;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Previne o câncer de mama;
  • Possuem propriedades antidiabéticas;
  • Previne a anemia;
  • Possui efeito anti-inflamatório.

 

Agora que você já sabe mais sobre o figo e sua produção, venha para a Plantfort conhecer nossos produtos e serviços e dar início à sua própria plantação!