Muitos produtores já conhecem a Piscicultura e seus benefícios, mas se você ainda não sabe do que se trata, não se preocupe, nós vamos te explicar!
O que é Piscicultura?
A Piscicultura é um setor da aquicultura direcionado para a criação de peixes em cativeiro, seja em cultivo marinho ou água doce (mais comum). É uma atividade relativamente simples e vantajosa, pois utiliza pouca mão de obra e também permite outras atividades na propriedade, como agropecuária, com medidas que podem ser integradas e benéficas a todas essas atividades, proporcionando mais lucro aos produtores rurais.
Cuidados necessários na Piscicultura
A criação de peixes em cativeiro requer algumas medidas fundamentais para garantir alta produtividade e melhor qualidade do pescado, além de prevenir diversas doenças que podem prejudicar a produção.
Entre essas medidas, podemos destacar a importância do controle da qualidade, temperatura e oxigenação da água dos tanques de criação, a topografia do local, o tipo de solo do tanque, os métodos de criação, as formas de reprodução, condições climáticas, alimentação, entre outros fatores que podem fazer toda a diferença na produtividade.
Benefícios do cultivo protegido na Piscicultura
Além de aumentar a produtividade de peixes, as estufas para cultivo protegido proporcionam uma melhor qualidade do pescado e previnem diversas doenças!
Outras grandes vantagens das estufas para Piscicultura são:
- Maior controle da temperatura do ambiente e da água dos tanques;
- Maior rentabilidade, devido ao aumento da produtividade;
- Possibilidade de desenvolver outras atividades no mesmo local, como plantação e criação de gado;
- Proteção contra mudanças climáticas.
Agora que você já sabe o que é Piscicultura e os benefícios do cultivo protegido para essa atividade altamente lucrativa, conheça as estufas para criação de peixes da Plantfort!