\n\n

Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Pra você entender um pouco como é a estufa Zenital Lanternim, vamos começar te contando um pouco sobre a etimologia da palavra. Zênite significa o ponto luminoso mais verticalmente acima da esfera celeste, mais elevado e central por onde se observa algo no céu. E o que isso quer dizer? Que a ideia aqui é aproveitar melhor a luz natural solar.

Já os lanternins são elevações feitas com esquadrias no teto da estrutura, com abertura e fechamento em toda a sua extensão, utilizando um sistema de ventilação natural que facilita muito a circulação do ar em locais que acumulam calor com condensações diferentes. Assim, este modelo proporciona melhor controle da temperatura interna, especialmente em estufas que precisam de fechamentos laterais com telas mais vedadas como a antiafideo e que estejam instaladas em ambientes mais quentes.

Agora que já conhecemos um pouco melhor sobre esta estrutura, vamos considerar alguns fatores técnicos e que a Plantfort pode, com o auxílio de um dos nossos profissionais especializados, ajudar você a iniciar o seu cultivo dentro da Zenital Lanternim.

As aberturas devem ter um tamanho proporcional: se for para oferecer somente iluminação no interior da estufa, até 15% da área do chão iluminada é o suficiente, agora, se estivermos falando sobre ventilação, 8% já bastam. (não sei o quanto esta informação está correta, pois foi uma única fonte que falou a respeito, precisa confirmar com o cliente). Como já mencionamos anteriormente, o controle da temperatura adequada é essencial para um plantio saudável e, por este motivo, as aberturas devem ser calculadas proporcionalmente à área total do piso e à altura do pé direito da estufa. Importante ressaltar que, caso as aberturas sejam muito grandes e largas, corre-se o risco da temperatura do ambiente protegido elevar-se consideravelmente, causando danos ao cultivar.

Aspectos econômicos e técnicos de adquirir uma Lanternim

Ao adquirir uma estufa, é importante calcular a sua durabilidade, principalmente no que diz respeito ao aspecto econômico. As estruturas metálicas do seu projeto de estufa Zenital Lanternim da Plantfort tem uma vida útil de 15 a 20 anos. (precisa confirmar esta info, generalizei seguindo outras fontes). Já com relação aos parâmetros técnicos, o produtor rural deve conhecer muito bem as reais necessidades do seu plantio para extrair o máximo em eficiência do seu cultivar em ambiente protegido. 

Vale destacar a necessidade de fazer um levantamento completo de todas as informações pertinentes à instalação de uma estufa como: variações climáticas do entorno, conhecimento sobre o desenvolvimento dos cultivares no que diz respeito à temperatura, nutrição, irrigação, umidade, luminosidade e concentração de CO². E, ainda, um profissional habilitado e experiente é apto a medir com precisão de 0,5° a temperatura interna dos ambientes protegidos ao longo do ano para um cultivo mais eficiente. (não sei o quanto esta informação está correta, pois foi uma única fonte que falou a respeito, precisa confirmar com o cliente).  Nós temos uma equipe especializada e experiente no mercado para orientar quanto à instalação, disposição e qual estufa ideal para o seu cultivar!

Ainda na dúvida se deve cultivar em ambiente protegido?

Aqui listamos pra você agricultor que pretende aumentar a sua produtividade e lucratividade nos negócios as vantagens de cultivar em uma estufa Plantfort:

  • Pode cultivar em qualquer época do ano.
  • Aumento da produtividade nas mudas plantadas.
  • Maior controle de temperatura e luminosidade.
  • Redução do uso de água durante a irrigação.
  • Não depende de condições climáticas para prosperar.
  • Controle maior quanto ao ataque de doenças e pragas.
  • Diminuição do uso de defensivos agrícolas.
  • Menores impactos ambientais em comparação a cultivos externos.

 

Dentro das estufas Plantfort não tem tempo ruim, só o tempo ideal para o seu cultivo!