Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Hoje, existe uma consciência ambiental grande entre as pessoas. Isso alterou diferentes hábitos do dia a dia. Desde o tipo de marca que alguns indivíduos compram, a rotina alimentar, a separação do lixo e material reciclável. Com a agricultura, não é diferente.

Para se ter ideia, uma pesquisa da Mastercard ressaltou essa preocupação com o meio-ambiente. Segundo 85% dos entrevistados, a pandemia de Covid-19 intensificou a consciência com os recursos naturais. Além disso, 84% consideram que é extremamente relevante as companhias atuarem de forma sustentável.

Isso vale, por exemplo, para quem deseja iniciar seu cultivo protegido. As estufas são importantes nesse aspecto. Quer saber como? Continue a leitura desse texto e descubra como o ambiente protegido se encaixa na agricultura regenerativa, além de entender melhor como funciona esse conceito.

O que é a agricultura regenerativa?

Tem um princípio básico na agricultura regenerativa que é a proteção dos recursos naturais. Ou seja, criar assim um ambiente com condições favoráveis para o desenvolvimento do cultivo, mas em equilíbrio com os recursos da natureza.

Desse modo, o ponto principal dessa estratégia está relacionado ao solo. Está ligado a criar um ambiente sustentável para o cultivo de alimentos. De certo modo, as estufas proporcionam um bom resultado no que diz respeito a isso.

A agricultura regenerativa então prega o equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade por meio de um bom cultivo no solo. Isso permite, por exemplo, a capacidade de ter rentabilidade em meio ao cultivo.

Como as estufas se encaixam?

Iniciar o cultivo em um ambiente protegido, por si só, já significa minimizar impactos em relação ao meio-ambiente. Acima de tudo, dá para o produtor ter maior controle sobre o que está sendo feito, bem como as condições desenvolvidas.

É fundamental ressaltar que o cultivo protegido traz, por exemplo, uma economia de até 90% nos gastos com água. Além disso, há melhor aproveitamento de espaço sem a necessidade de interferência grande no meio-ambiente para as plantações.

Dessa forma, a preocupação com o solo também se dá dentro de condições criadas pelo produtor do campo que permitem o desenvolvimento da cultura. Sem a necessidade de provocar desequilíbrios com o meio-ambiente. Agindo assim de maneira sustentável.

A possibilidade de ter o equilíbrio entre a produtividade e a sustentabilidade ajudam as estufas. Acima de tudo, elas possibilitam que a agricultura regenerativa seja exercida por meio da proteção dos recursos naturais. Criando também condições para o desenvolvimento da plantação e assegurando ganhos ao produtor, tanto na parte da produção quanto nos lucros conquistados.

Inicie seu cultivo protegido

Ter um cultivo protegido é uma nova forma de agricultura. Uma forma em que produtor tem controle sobre as condições climáticas, a luminosidade, a água, entre outros fatores que podem interferir no desenvolvimento das culturas.

Se for começar sua cultura em estufas, fale com a Plantafort. Contamos com um time de especialistas preparados para ajuda-lo e entender as principais necessidades. Assim, você pode dar o primeiro passo em busca da realização do sonho.

Dá para cultivar alimentos e outras culturas em qualquer época do ano, sem preocupação com intempéries climáticas. Assim como há possibilidade de ter um maior controle sobre pragas e outras doenças que têm capacidade de afetar a plantação.

Fale com a Plantfort!