Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Ter a casa com flores é sempre muito bonito, independente do cômodo. São várias as pessoas que consideram colocar esse tipo de decoração. Não à toa, é um mercado em crescimento, que tem recuperado as perdas provocadas pela pandemia de Covid-19.

Somente em 2021, a exportação de flores cresceu 92% e 270 toneladas foram mandadas para outros países em negociações. Isso corresponde a 2,3 milhões de dólares, o equivalente a R$12,1 milhões. Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em parceria com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura).

A expectativa para setembro é que os produtores possam colher bons resultados novamente. O motivo é muito simples: a Primavera, conhecida como “estação das flores”. Ela está marcada para começar no dia 22.

Por que “estação das flores”?

De um modo simples, a Primavera marca o reaquecimento do clima. Ou seja, as temperaturas estavam mais baixas devido ao Inverno. Quando chega a nova estação, os termômetros começam a subir e, consequentemente, há mais sol.

Com maior incidência de luz, há favorecimento à fotossíntese. Desse modo, leva ao maior desenvolvimento das plantas, pois elas florescem. É uma estação marcada por temperaturas amenas e mais agradáveis, outros fatores que ajudam também.

Portanto, as flores vão deixar a “hibernação” e aparecer. Deixando assim o ambiente muito mais colorido e bonito. Além de nós, seres humanos, que podemos desfrutar da bela vista, animais polinizadores são outros beneficiados pela situação.

5 pontos de atenção antes de cultivar flores na Primavera

O mercado de flores está em expansão. Dessa forma, é uma boa escolha de cultivo em ambiente protegido. As estufas ajudam a potencializar o desenvolvimento, ainda mais durante uma estação em que tradicionalmente já existe o florescer.

Apesar do segmento em alta, o produtor precisa estar atento a alguns pontos. Separamos cinco que merecem destaque. Assim, antes de iniciar o cultivo de flores em estufas, dê uma olhada nas dicas a seguir para não ter nenhum tipo de dor de cabeça.

1 - Fique de olho na infraestrutura

Um aspecto muito importante na hora de cultivar flores é a localização. O terreno de instalação da estufa já merece atenção, mas também existem outras especificidades. Por exemplo, há risco de alagamento naquela região? Se sim, reavalie o lugar.

Há disponibilidade de luz e água encanada? A incidência de sol ou algum tipo de luz artificial se mostra extremamente necessário para o desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a irrigação é outro ponto que vai auxiliar no desenvolvimento.

Além disso, a questão logística precisa estar muito bem desenvolvida. Você vai produzir flores em estufas para atender o mercado. Então, tudo precisa estar alinhado com fornecedores, transporte, proximidade de polos e mercados.

2 - Direção dos ventos

Fatores da natureza influenciam bastante no desenvolvimento de uma cultura. Entretanto, quando você começa a plantação em um ambiente protegido, consegue ter um controle maior sobre condições do tipo.

Mesmo assim, ainda precisa estar atento a outra questão muito importante: os ventos. Você já pensou se suas flores forem pelos ares? Não é o que deseja, com certeza, pois isso vai resultar em perdas de produtividade e econômicas.

Portanto, a estufa precisa ser instalada no sentido da direção dos ventos predominantes. Isso então evita danos para a estrutura, principalmente ao utilizar plástico. Desse modo, dá para o cultivo ter a máxima performance. O modelo Treliça é bastante indicado.

3 - Luminosidade na Primavera

A Primavera é conhecida como a estação em que acontece um equilíbrio das temperaturas. Teoricamente, não há a queda drástica como no Inverno, muito menos os picos do Verão. Ainda assim, o sol desponta depois de ficar mais “tímido” no frio.

Essa luminosidade favorece a fotossíntese e, consequentemente, o desenvolvimento das flores. Caso queira aproveitar ao máximo, o cultivo protegido escolhido deve favorecer a condição. Algumas mudas, por exemplo, não podem receber muita luz solar, pois o excesso causa prejuízos também.

Situações assim precisam ser analisadas caso a caso. Portanto, é muito importante conversar com especialistas como a Plantfort para saber o tipo de estrutura adequada a fim de garantir um bom aproveitamento da luz.

4 - Tipo de irrigação

Cultivar em estufas leva à economia de água. Há uma forma muito mais certeira de irrigar as flores para seu desenvolvimento. Entretanto, ainda assim é preciso definir a forma como esse processo vai ocorrer: manualmente ou automatizada.

Ter água encanada se mostra essencial. Ao mesmo tempo, o produtor deve deixar o líquido armazenado em espera. Assim, o cloro usado no tratamento não é despejado na planta em excesso, evitando prejuízos para o crescimento da muda.

Se usar o sistema manual, principalmente com mangueiras e regadores, é preciso tomar muito cuidado. Isso porque pode ocorrer uma desuniformidade na distribuição e afetar o desenvolvimento da planta. Já a forma automatizada tem maior assertividade, mas demanda maior investimento. Cabe ao produtor definir qual a melhor.

5 - Vasos de flores

Ao cultivar flores, você precisa entender o modelo de vaso que vai ser utilizado. Ainda mais ao cultivar em estufas, ele desponta como uma peça fundamental. Tem tamanhos e tipos variados que se adaptam melhor a cada tipo de planta.

Uma aliada importante dos vasos é a mesa de cultivo. Ela vai ser muito importante para os floricultores, pois tem a facilidade de elevar o canteiro de produção para facilitar seu manuseio para o trabalhador do campo. A altura dessa mesa também varia de acordo com a espécie. Portanto, é sempre importante falar com um especialista.