Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Iniciar um cultivo em estufas nunca é tarefa fácil, principalmente por conta dos estudos que são necessários antes de iniciar. Fato é que um dos motivadores para dar o pontapé é a possibilidade de aliar a cultura à sustentabilidade.

O ambiente protegido pode ser muito importante na hora de pensar em preservação. Hoje, mais que nunca, as pessoas estão realmente preocupadas com questões que envolvem o meio-ambiente e como suas ações podem impactar nisso.

Uma pesquisa feita pela Mastercard apontou que a pandemia de Covid-19 acentuou a consciência ambiental na população. De acordo com o levantamento, 85% dos brasileiros se importam mais ao se relacionar com o ambiente. Qual o papel das estufas nisso? Como elas conseguem ser aliadas?

“Amizade” com o meio-ambiente

Ter um cultivo protegido significa manter o controle sobre as ações dentro da sua plantação. Fatores importantes para o desenvolvimento das mudas como luminosidade, temperatura, controle de pragas, entre outras intempéries podem ser controladas pelo produtor do campo.

Isso faz com que o consumo de água em estufas seja muito menor em comparação a campos abertos onde há plantações. Desse modo, a economia de água pode ser de até 50% em situações assim. Além disso, existe a possibilidade de utilizar recursos a fim de aproveitar a água da chuva na plantação.

O ambiente protegido proporciona maior controle. Com isso, o produtor pode ficar mais próximo da plantação a fim de acompanhar o desenvolvimento, principalmente quanto ao aparecimento de pragas, que podem ser neutralizadas rapidamente. Demanda então menor uso de defensivos agrícolas, o que não afeta o solo.

Há ainda mais um ponto importante. As estufas permitem uma produtividade maior das mudas. Portanto, não é preciso de grandes áreas que costumam gerar debates entre questões sobre a preservação de florestas, por exemplo. Esses cultivos protegidos acontecem em espaços menores, sem necessidade de acontecer a discussão.

Casos do tipo ressaltam a importância das estufas para o meio-ambiente. Elas estão em crescimento e expansão ao redor do globo. Um levantamento do World Greenhouse Vegetable, instituto especializado no tema, apontou que a área de estufas já ultrapassou 5,6 milhões de hectares. O Brasil é o primeiro da América do Sul ao ocupar terreno de, aproximadamente, 30 mil metros hectares, e há espaço para crescer.

Como iniciar o cultivo?

Antes de construir ou instalar uma ou mais estufas, é fundamental estar atento a alguns aspectos. Se você não possui conhecimento suficiente, procure por especialistas que podem te orientar e até mesmo deixar tudo pronto, como é o caso da Plantfort.

É preciso estudar muito. Desde a cultura que se deseja iniciar, como o que vai ser plantado e sua quantidade, bem como o local. Observar questões como o terreno, a direção do vento, a incidência de luz naquela região. Esses pontos são fundamentais na hora de iniciar o cultivo em ambiente protegido.

O produtor também precisa conversar para entender qual o modelo mais adequado para cada tipo de cultivo. A Plantfort, por exemplo, oferece diferentes estufas que se adaptam a cada necessidade. Tem desde as mais simples até aquelas que proporcionam maior desenvolvimento e maior tecnologia a fim de garantir o desenvolvimento.