Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Cultivar em estufas é uma alternativa encontrada por muitos produtores do campo. Elas permitem um cultivo em ambiente mais controlado, livre de possíveis problemas que culturas externas apresentam, como condições climáticas, doenças, entre outros.

Entretanto, podem existir uma série de dúvidas. A principal delas é qual tipo de cultivo protegido escolher. Qual vai se adequar melhor às condições necessárias? O tipo de cultura que vai ser feito? De que modo pode aumentar a produtividade? Quanto vou ter que fazer de investimento? Isso tudo passa pela cabeça.

Portanto, em condições assim, cabe consultar especialistas, como é o caso da Plantfort. A empresa vai poder orientar melhor quais os caminhos a seguir, entender as demandas e mostrar as melhores estufas para alcançar o objetivo.

Quais os tipos de estufas?

O Brasil se tornou um lugar em que o cultivo em estufas tem se tornado popular. De acordo com estimativa do Cobapla (Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura), o país possui 30 mil hectares de culturas do tipo. Por isso, é muito importante conhecer os diferentes modelos para plantações.

Standard – Esse modelo é muito indicado para quem ainda é iniciante, ou seja, está dando os primeiros passos ao cultivar em ambiente protegido. Ela apresenta um ótimo custo-benefício ao aliar o bom preço à alta produtividade que estruturas assim possuem.

Dentro das estufas Standard há algumas variações. Uma delas é a básica, construídas com arcos oblongos e galvanizados a fogo após a fabricação. Isso então oferece maior resistência e mais durabilidade à estrutura. A outra apresenta tesouras, recomendada para quem não tem espaço nas laterais ou quer instalar equipamentos dentro do ambiente protegido, como mangueiras de irrigação ou outras tecnologias.

Tecno – Esse modelo de estufas possui diferentes estilos. Basicamente, é ideal para que quer aumentar a produtividade aliada à tecnologia estrutural. Assim, tem como colocar diferentes materiais a fim de potencializar os ganhos com as mudas.

  • Cortinas – feitas com lonas plásticas e colocadas na lateral, podendo ser abertas para maior ventilação, ou fechadas, quando se busca controle da temperatura interna do ambiente protegido.
  • Telhado móvel – quer aumentar ou diminuir a luminosidade, bem como a temperatura de sua plantação? Esse recurso é ideal, porque se trata de um sistema móvel de sombreamento.
  • Janelas – a principal função é aumentar a ventilação nas estufas. Desse modo, consegue melhorar a qualidade do ar e reduzir as chances de aparecimento de pragas.
  • Tela em ângulo – utilizar um acessório assim possibilita maior circulação de ar aliada a melhor aproveitamento interno. É instalada na região lateral do ambiente protegido.

Treliça – Assim como no anterior, possui algumas variações. A primeira delas é a padrão, na qual os arcos estão entrelaçados a fim de proporcionar maior resistência contra ventos, algo muito recomendado dependendo da região onde está. Além disso, apresenta hastes metálicas externamente que ajudam no equilíbrio.

O outro modelo de estufas do tipo treliça conta com tesoura. Ou seja, acrescenta ainda mais resistência com tesouras internamente. Ao contrário do outro tipo, não tem nenhum tipo de estaiamento ao lado de fora, pois o reforço se dá na parte de dentro.

Assim, quem não tem espaço nas laterais vai gostar muito desse cultivo protegido, principalmente por também conseguir instalar equipamentos para irrigação ou outros artefatos na parte interna do cultivo.

Zenital – Um sistema de ventilação natural é acrescentado, conhecido como Lanternin. Desse modo, consegue dar um melhor controle da temperatura interna, principalmente em lugares que precisam de fechamentos laterais ou estejam em locais muito quentes.

Há ainda um modelo que possui dente de serra. O que isso significa? A abertura Lanternin é maior que o habitual, então é recomendada para lugares cujas temperaturas do termômetro são altas, bem como em grandes construções.

Vantagens de cultivos protegidos

Quando o produtor do campo decide pela produção de estufas, ele espera que os investimentos consigam aumentar a produtividade nos negócios. Acima de tudo, essa técnica traz uma série de vantagens para o dia a dia rural.

  1. Pode cultivar em qualquer época do ano.
  2. Aumento da produtividade nas mudas plantadas.
  3. Maior controle de temperatura e luminosidade.
  4. Redução do uso de água durante a irrigação.
  5. Não depende de condições climáticas para prosperar.
  6. Controle maior quanto ao ataque de doenças e pragas.
  7. Diminuição do uso de defensivos agrícolas.
  8. Menores impactos ambientais em comparação a cultivos externos.