Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Uma cultura que não é tão tradicional, mas rende uma boa produção é a de berinjela. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Brasil produz 71,2 mil toneladas anualmente em 11 mil pontos espalhados pelo país.

Desse valor, 90% estão concentrados em centrais de abastecimento (Ceasas).No ranking mundial, a China lidera com sobras. O país asiático tem produção de 34 milhões de toneladas por ano. É seguida pela Índia (12 milhões) e Egito (1 milhão).

Se você vai iniciar o cultivo de berinjela no Brasil, é preciso ficar atento a pontos importantes. Hoje, o Sudeste está no topo da produção, porém ao plantar em estufas de cultivo protegido, a cultura pode estar em qualquer lugar do país.

5 dicas para iniciar seu cultivo protegido de berinjelas

Diversificação – Atualmente, o mercado pede uma diversidade de tipos de berinjela. Apesar da maior parte do cultivo ser de um formato alongado e coloração roxa-escura, há outros tipos. Uma branca de menor tamanho e outras chamadas “babies” passam a ganhar espaço. Pode ser uma boa oportunidade. Tipo para produção – Existe uma preferência entre os agricultores por mudas. Entretanto, sementes também são possíveis de plantar. Assim, é preciso ficar atento a qual tipo escolhido, pois isso resulta em mudanças na hora de plantar e também no momento de fazer a colheita.

Temperatura – Mesmo em um ambiente controlado, fique atento à temperatura de sua estufa para o crescimento da berinjela. Ela se desenvolve melhor quando o clima é quente e úmido. Além disso, termômetros na casa dos 32º C e 35º C aceleram o processo de maturação.

Ponto de colheita – Nesse caso, atenção é mais que fundamental. O ponto de colheita acontece quando a berinjela atinge entre 16 cm e 20 cm com coloração roxo-escura, além da polpa estar macia e firme.

Cuidado no manuseio – Quando acontecer a colheita, o produtor precisa ter cuidado. O fruto é muito delicado, então qualquer manuseio errado tem a chance de ocasionar em perda de produtividade devido ao amassamento. Assim, a corta geralmente é feita com tesoura de poda a fim de evitar danos.

Benefícios para a saúde

Depois de cultivada e colhida, a berinjela vai ser preparada até chegar à mesa do cidadão brasileiro. O fruto traz importantes benefícios para a saúde, ajudando bastante o funcionamento do organismo humano.

Ela, por exemplo, é rica em antioxidantes. Isso significa atuação contra o envelhecimento celular, principalmente devido à presença de ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides. Além disso, também é benéfica ao coração.

Outros pontos importantes sobre a berinjela e o nosso organismo. Rica em vitaminas do complexo B, é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, a produção de energia, função hepática e o equilíbrio hormonal.

Fora isso, ajuda a manter a pele saudável e também e prevenir diferentes tipos de câncer por conta  da presença de Nasunin na casca da berinjela. Essa substância auxilia na formação de novos vasos sanguíneos. Portanto, além de produzir, o consumo do fruto também traz uma série de vantagens não apenas ao produtor, mas a outras pessoas.