Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Plantar pimentão tem sido um hábito bastante comum entre produtores do campo em todo Brasil. Você pode encontrar plantações a céu aberto ou mesmo em estufas em diferentes partes do país. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e alguns do Nordeste lideram o ranking.

No entanto, cultivo em campo não é muito comum. Há possibilidade menor de desenvolvimento em comparação a outras hortaliças, pois a adaptabilidade é mais difícil. Trata-se de um vegetal oriundo da Europa, onde as condições climáticas são extremamente diferentes em comparação às brasileiras.

Quando há a escolha pelo cultivo em ambiente protegido, é possível estimular o crescimento do pimentão sem que ele sofra consequência de intempéries. Desse modo, estufas figuram como excelentes opções, com direito a aumento de produtividade de até 480% para os trabalhadores do campo.

Existem alguns tipos, por exemplo, que são recomendados somente em estufas. São os casos de pimentões coloridos com qualidade, como o vermelho e o amarelo. Os vermelhos produzidos em campo não têm mesma qualidade e produtividade.

Estufas aumentam produção de pimentão em até 480%; veja 5 benefícios da prática

Aumento na produtividade - O cultivo em ambientes protegidos como as estufas, naturalmente, aumentam a produtividade da cultura. Por ser um local protegido, é possível controlar fatores como temperatura, captação de luz, umidade, condições de solo e também controle de pragas que afetam o crescimento.

Boa aceitação –Na última década, aumentou consideravelmente a produção de pimentão por parte do trabalhador rural, tanto os pequenos quanto os maiores. Isso porque se trata de um vegetal com grande aceitação do público.

De acordo com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o mercado nacional desse tipo de semente movimenta 1,5 milhão de dólares. Esse valor é equivalente a R$8,53 milhões.

Espaço para crescimento – Apesar da boa aceitação por parte do público e de uma quantia considerável movimentada no mercado nacional, ainda há muito espaço para crescimento, principalmente no cultivo em estufas. A área plantada é pequena em comparação a outras.

São menos de 2 mil hectares de pimentões espalhados em diferentes regiões do país. De acordo com a Embrapa, o Brasil apresenta quase 64 mil hectares de plantações. Ou seja, os pimentões representam a 3,12%. Hoje, o mercado externo ainda abocanha uma fatia maior.

Economia na irrigação – Um fator fundamental para o desenvolvimento do pimentão é acertar na quantidade de água. Se exagerar ou faltar, o crescimento, com certeza, será afetado. Isso acarreta em perda de produtividade, além de perdas econômicas ao trabalhador do campo, que investiu nas sementes e não terá o retorno esperado.

Entretanto, quando acontece o início do cultivo em estufas, além de ter a capacidade de controlar a quantidade certa de água, ainda é possível economizar. Segundo o site Hortidaily, especializado em agricultura, o ambiente protegido gasta 20 vezes menos com irrigação que um campo aberto.

Sazonalidade – Como o pimentão é naturalmente oriundo da Europa, as condições de cultivo das estações brasileiras são muito diferentes ao comparar o hemisfério norte e o sul. Por isso, um ambiente protegido é altamente recomendado.

Quando acontece o cultivo em estufas, existe a possibilidade de a plantação acontecer durante o ano inteiro. Quando há o controle e a proteção, não importam fatores como excesso ou falta de chuva, muito ou pouco calor, entre outras intempéries que costumam afetar o desenvolvimento das plantas.

Plantfort é aliada para plantar pimentão

Se você, trabalhador do campo, já percebeu que existe terreno e possibilidade de crescimento com o cultivo de pimentão, é hora de escolher as melhores estufas para tornar esse objetivo em realidade. A Plantfort te ajuda com isso!

Nós permitimos uma série de aplicações em nossas estruturas, entre elas a de pimentão. O vegetal é uma excelente fonte de renda para os pequenos e médios produtores, podendo colher na entressafra, precocemente ou até mesmo aumentar a produção na safra. Ao cultivar em um ambiente protegido há redução de gastos com defensivos agrícolas, adubos e mão de obra.