Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Desde muito cedo, ainda na escola, as crianças são ensinadas sobre a importância do sol para o crescimento da planta. Quem resolve seguir na área na formação da faculdade e se tornar profissional, se aprofunda ainda mais a respeito do tema.

Sem a luz solar, é praticamente impossível que as plantas se desenvolvam naturalmente e, assim, ocasiona problemas diretamente na produção. É por isso que em regiões onde há pouca incidência de sol, principalmente no hemisfério norte do planeta, torna-se quase impossível o cultivo de determinadas plantações.

Ao iniciar a cultura através de uma estufa a fim de garantir a produtividade e evitar intempéries como as condições climáticas e pragas, é fundamental conversar com especialistas da Plantfort. A captação de luz vai fazer toda diferença no processo.

5 pontos sobre a relação entre a luz e a planta

1. Fotossíntese

O processo de fotossíntese é de extrema importância para o desenvolvimento da planta. Responsável por garantir energia, proporciona a captação dos raios solares e os transforma em energia química. Assim, proporciona também a produção de compostos orgânicos fundamentais ao longo das etapas.

A partir delas, o organismo consegue obter o alimento necessário para que possa crescer. Além disso, os estágios também ressaltam a importância da radiação do sol para as etapas do cultivo. Sem ela, é muito difícil que as mudam se desenvolvam de maneira saudável.

2. Perda na economia

Iniciar um cultivo demanda investimentos, ainda mais quando é necessária a instalação de estufas para iniciar a cultura. Sem a luz solar, não ocorre o desenvolvimento de maneira adequada e isso pode resultar em perdas de produtividade, pois muitas plantas acabam sendo destruídas.

Se isso acontecer, o produtor do campo também vai sentir o peso no bolso e, consequentemente, na saúde financeira. Não vai conseguir vender as mudas, enquanto ainda terá que cobrir os gastos que teve apenas para o iniciar o cultivo, já que os investimentos não serão recuperados.

3. Formato da estufa

Existem diferentes tipos de arcos para as estufas e eles se localizam na parte de cima da estrutura das estufas. São responsáveis por interferir diretamente na captação de luz, um processo fundamental para as plantas, fora o fato de evitar que aconteça a queima das folhas devido à exposição ao sol.

Qualquer diferença na angulação aliada a fatores como lugar onde foi instalada ou então o posicionamento dos organismos pode levar à perda ou a aumento da produtividade. É preciso maximizar a produção, portanto errar no formato da estufa ou na angulação.

4. Deficiência de nutrientes

As plantas precisam de nutrientes para se desenvolver. Substâncias como cálcio, enxofre, fósforo, magnésio, nitrogênio e potássio são essenciais para que elas possam crescer, pois são consideradas macro nutrientes, ou seja, necessários em maior quantidade.

Entretanto, uma parte deles é adquirido graças à luz proveniente do sol, responsável também por potencializar processos biológicos nas culturas. Então, se a captação não for feita de modo correto, os organismos não absorvem ou produzem nutrientes necessários para seu crescimento.

5. Localização

Consultar um especialista é fundamental antes de iniciar o cultivo, pois a localização faz toda diferença também na forma de captação da luz solar. Conforme o lugar de instalação da estufa, pode ser que haja incidência maior ou menor de sol.

Desse modo, se a captação não for feita de maneira correta, as chances de o cultivo encontrar problemas para se desenvolver são bastante grandes. É necessário um equilíbrio da iluminação, pois muita ou pouca afetará a cultura.

Escolha da estufa faz diferença

Portanto, a captação da luz solar não pode ser feita de maneira inadequada. Luz em excesso é prejudicial às plantas, pois pode provocar queimadas nos vegetais. Enquanto isso, a falta dela também impede o desenvolvimento. A Plantfort te auxilia ao longo do processo de instalação da estufa. Assim, tudo ocorre sem dor de cabeça e adequadamente para o trabalhador do campo. Nossa missão é satisfazer nossos parceiros para garantir a produtividade no campo.