Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

As mudas de citrus são extremamente populares no Brasil entre os produtores rurais. Isso pode ser explicado pelo alto potencial produtivo e também pela demanda natural que existe tanto no mercado nacional quanto internacional.

Parte dessa demanda está relacionada ao suco de laranja. Nosso país detém 50% da produção em todo planeta, exporta 98% do que foi produzido e ainda apresenta uma participação no mercado mundial equivalente a 85%.

Mesmo com os bons números no aspecto econômico, sair plantando mudas de citrus não é algo simples. Pelo contrário, exige estudo e qualquer dúvida deve ser sanada com um profissional ou uma empresa especializada, como é o caso da Plantfort.

4 temas para prestar atenção antes de plantar mudas de citrus

Legislação – Esse é um ponto importante e que não pode ser esquecido de maneira alguma na hora de iniciar o cultivo de mudas de citrus. É necessário realizar uma inscrição no Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas), sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento responsável por fornecer a habilitação para exercer várias atividades, entre elas a de comerciante e produtor de mudas.

Só que apenas esse registro pode não ser o suficiente antes de iniciar sua plantação. Existem outras normas que variam de acordo com a legislação de cada estado. Em São Paulo, a portaria 17, de 5 de abril de 2008, do Departamento de Agropecuária, reitera outras normas a serem seguidas. Isso pode acontecer nos demais 25 estados da federação e no Distrito Federal. Então, é preciso ter atenção com o tema.

Localização – Observar o local onde sua estufa vai ser instalada para dar início à plantação das mudas de citrus é essencial. Observar condições climáticas, relevo e o solo são três pontos fundamentais. Se chove bastante, pega muito sol ou então venta muito, quais as condições do terreno, se é muito desnivelado, plano, todos esses fatores podem interferir na cadeia do processo produtivo.

Infraestrutura – Como citado anteriormente, as legislações nacional e de cada estado estipulam normas não apenas para o produtor como também para sua estrutura controlada em que o cultivo vai acontecer. Por exemplo, as bancadas em que as mudas vão estar devem apresentar uma distância de, pelo menos, 40 cm do chão, enquanto a temperatura no ambiente precisa ser adequada para o desenvolvimento das mudas, bem como iluminação e proteção a outras intempéries.

Além disso, ao instalar estufas para plantar mudas de citrus, elas também necessitam conter telas antiofídicas, responsáveis por proteger contra o ataque de insetos como cigarrinhas e moscas brancas, além de problemas como o cancro cítrico, ocasionado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri e causador de lesões nas folhas.

Distância entre as mudas – Com o objetivo de aumentar a produtividade, é fundamental reduzir a distância entre as mudas. Assim, há maior espaço para que as plantas possam ser cultivadas. Ao mesmo tempo, isso requer atenção redobrada, pois quando estão mais próximas há maior facilidade para proliferação de doenças, o que pode afetar a cultura e prejudicar seu desenvolvimento.

Por que preciso estar atento a isso?

Observar esses quatro temas antes de começar o cultivo das mudas de citrus é fundamental para que o desenvolvimento de sua cultura ocorra de maneira harmônica e sem imprevistos ao longo do processo.

Erros ou imprevistos podem acarretar na perda de produtividade da plantação e também gerar gastos desnecessários ou até mesmo problemas legais que têm chance de interromper a sua produção.

Antes de iniciar a plantação de mudas de citrus consulte a Plantfort, pioneira na construção de estufas para esse tipo de cultivo desde 1998.  Oferecemos toda assistência técnica para elaboração do seu projeto, respeitando as exigências.