Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

Conhecida pela produção de camarão de água doce ou salgada, a Carcinicultura é extremamente popular no Brasil. O país tem expectativa chegar à produção anual de 120 mil toneladas, segundo informações da ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão).

Apesar do número elevado, é importante ressaltar que a criação do crustáceo segue legislações ambientais. Para se tornar um profissional do ramo, é preciso solicitar o registro de aquicultor junto ao Ibama, além da licença ambiental e a outorga para uso do recurso hídrico.

Origem da Carcinicultura

A produção de camarões surgiu no Brasil a partir da década de 1970. O Rio Grande do Norte foi o berço da cultura por aqui com o “Projeto Camarão”. A iniciativa ganhou força graças à parceria entre o governo estadual e a iniciativa privada.

Entretanto, o início da Carcinicultura passou por dificuldades, principalmente pelo período de estiagem na região nordestina, o que fez a produção demorar a emplacar. Essa experiência de insucesso serviu como aprendizado a produtores, que não desistiram e puderam viabilizar a cultura.

Tipos de camarão

  • Água salgada – São três as espécies principais de camarões marinhos cultivados no Brasil: branco, rosa e sete-barbas. Todos são comumente encontrados no litoral – regiões que favorecem a criação.

  • Água doce – Diferentemente do camarão anterior, ele apresenta o segundo par de pereiópodes, nome dado ao apêndice torácico, mais robusto. Também são três os principais tipos: da Amazônia, canela e pitu.

Vantagens e importância da Carcinicultura

A produção de camarão é muito bem vista no Brasil. Tanto é que registrou aumento médio de 20% ao ano desde 2018. Há vantagens que ressaltam a Carcinicultura em todo território nacional. Confira abaixo algumas delas.

Crescimento – Mundialmente, a produção de camarões só tem crescido. Segundo relatório da Shrimp Market – Growth, Trends, and Forecast, esse mercado deve movimentar 159 milhões de dólares por dia até 2014. Além de um crescimento de 5,2% anual.

Curta duração dos cultivos – O tempo de cultivo do camarão varia de acordo com a espécie. Mesmo assim, ele é considerado de curta duração, bem menor do que o tempo despendido com outras culturas.

Empregos – A Carcinicultura é uma grande geradora de empregos, principalmente entre pessoas que possuem menor escolaridade. Segundo a ABCC, 88% da mão de obra contratada é de nível de educação elementar.

Exportação – Com o dólar cotado acima dos R$5, as exportações estão em alta no Brasil. Isso também é importante para os produtores, pois enxergam uma oportunidade para vender camarões a outros países, na Europa e América do Norte.