Blog

Aprenda tudo sobre estufas e agronegócio.

A hidroponia é um cultivo diferente do tradicional por ser não ser dependente do uso do solo e ficando em contato com uma solução aquosa rica em nutrientes, sendo assim suficiente para o seu desenvolvimento. A hidroponia é extremamente versátil, podendo ser adaptada às necessidades de cultivo. Legumes, frutas, hortaliças, mudas de árvores e etc. Praticamente tudo pode ser cultivado no sistema hidropônico. Porém, sempre mantendo a atenção nas necessidades de cada cultura. Além disso, é possível produzir mais de um produto na mesma estufa agrícola, mas é claro, se atentando para as especificações da estrutura que cada produto precisa. É evidente que é uma técnica de inúmeros benefícios a longo prazo, e para isso enumeramos os principais:  

Produção em pequenos espaços com facilidade no manejo

Uma das vantagens da hidroponia é que este cultivo pode se adaptar ao seu espaço. É uma técnica que não necessita de grandes áreas para o seu cultivo, em pequenos espaços já é possível adquirir uma produção em grande escala com resultados mais eficientes. Diferente do sistema tradicional, onde o agricultor precisa trabalhar agachado, na hidroponia o cultivo é feito em bancadas elevadas, podendo trabalhar em pé sempre em posição ereta, assim, facilitando o manejo e a ergonomia do produtor. 

Economia de água e Higiene

Reduz consideravelmente o consumo de água e fertilizantes, chegando a uma economia de quase 70% se comparada ao cultivo tradicional. O sistema fechado evita escoamento e evaporação, diferente da produção com o uso de solo, onde a água utilizada na irrigação é desperdiçada. A hidroponia consegue controlar a água e os nutrientes, garantindo um cultivo saudável e de qualidade de maneira mais higiênica e com menos desperdício.

Desenvolvimento acelerado da cultura e maior tempo de prateleira

Vegetais se desenvolver até 3x mais rápido com a hidroponia do que em cultivo tradicional, pois a produção recebe condições mais completas e controladas de água, nutrientes e fertilizantes para o seu total desenvolvimento. Por ser uma planta mais conservada e sendo retirada com a raiz, o tempo de prateleira desses produtos hidropônicos acabam sendo maior.

Ambiente protegido com diminuição de doenças e pragas

Um ambiente protegido permite um controle maior sobre a produção, controle de pragas e condições climáticas para que não atrapalhem o desenvolvimento da plantação, ou seja, cultivo para o ano todo. Existe uma incidência menor de fungos na hidroponia, além do manejo possibilitar ao produtor visualizar mais facilmente os sinais de infestação e combater o problema de maneira mais eficiente.

Menor uso de mão de obra

O uso da mão de obra pode ser reduzido em até 50%, já que o manejo de solo não é necessário, tornando o trabalho diário mais prático.

 A Plantfort nasceu no campo e em 1993 surgiu a necessidade de melhorar a qualidade dos produtos, nos levando a construção da nossa primeira estufa. Desde então, a Plantfort leva qualidade, inovação, tecnologia e satisfação aos clientes.

Conheça mais sobre a hidroponia em estufas no vídeo com nosso cliente Viva Folha Hidropônicos: